Seminário vai discutir medidas socioeducativas no Maranhão

“Adolescência e violência no cenário contemporâneo: os desafios do atendimento socioeducativo no Maranhão” é o tema do seminário temático que marcará o encerramento das atividades do projeto “Escola de Formação Socioeducativa do Maranhão”, desenvolvido pelo Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento acontece nos dias 18, 19 e 20 de março, no Multicenter Sebrae (Cohafuma), das 8h às 18h.

Desde 2009, o projeto realiza atividades, como seminário de metodologia e módulos formativos, voltadas para a capacitação de profissionais da área de medidas socioeducativas. A secretária executiva do projeto, Gisele Cardoso, explica que o seminário se volta para a discussão do atendimento socioeducativo com o objetivo de enviar propostas de melhorias às entidades que trabalham e são espaços de discussão de medidas socioeducativas.

“Ao longo do projeto, foram feitos seminários e módulos formativos de duração de 40h semanais, considerados por nós, do projeto, muito satisfatórios no cumprimento do nosso objetivo que é formar profissionais capacitados em medidas socioeducativas. Além disso, conseguimos abranger um número significativo de municípios do Maranhão”, acrescentou a secretária executiva.

Profissionais da área de ciências humanas e sociais, como pedagogos, advogados, assistentes sociais e orientadores sociais, se reunirão no evento para discutir propostas de melhorias no atendimento de medidas socioeducativas em meio aberto e fechado no Maranhão. Haverá palestras, mesa redonda e oficinas. Cada eixo das oficinas levará em conta as ações já estabelecidas pelo Plano Estadual de Medidas Socioeducativas – MSE, Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE e Plano de Convivência Familiar e Comunitária.

De acordo com a organização do evento, a proposta, ao final do seminário, é a elaboração do Documento Propositivo, que será remetido ao Estado e municípios para a implementação do sistema socioeducativo. Neste documento, constará a definição da proposta da comissão intersetorial de implementação do sistema no âmbito estadual e de cada município.

Representantes de 22 municípios do Maranhão Estarão presentes ao evento: Açailândia, Axixá, Balsas, Governador Edison Lobão, Imperatriz, Timon, Alcântara, Caxias, Coroatá, Davinópolis, Humberto de Campos, Itapecuru Mirim, Montes altos, Miranda do Norte, Perimirim, Pinheiro, São João dos Patos, Santa Helena, São Luís, Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Mais informações:

Gisele Cardoso, secretária executiva do projeto – 3301.8523 / 8812.4317

PROGRAMAÇÃO

PROJETO “ESCOLA DE FORMAÇÃO SOCIOEDUCATIVA”

“Adolescência e violência no cenário contemporâneo: os desafios do atendimento socioeducativo no Maranhão”

Dia 18.03

8h às 9h30 – Credenciamento e café da manhã

10 às 12h – Conferência de abertura: “Violência, adolescência e direitos humanos no Maranhão”. Palestrante: Antônio Luis Pedrosa OAB/MA.

12h às 14h – Almoço e credenciamento

14h às 17h – Mesa redonda “Ato infracional e suas interfaces”

“Família”. Palestrante: Prof.ª Maria Jacinta Carneiro

“Drogadição”. Palestrante: Prof.ª Selma Marques

“Violência doméstica”. Palestrante: Nelma Pereira

Relato de experiência: Keila Zeneide Cutrim

17h30 – Apresentação do site do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente pela Agência de Notícias da Infância Matraca.

Dia 19.03

8h às 10h – Oficinas:

Tema I: “Prevenção à violência”. Facilitadora: Nelma Pereira.

Tema II: “Atendimento a adolescentes envolvidos com ato infracional”. Facilitadora: Carla Cecília Serrão.

Tema III: “Ações de articulação, mobilização e participação no âmbito do sistema socioeducativo”. Facilitadora: Keila Zeneide Cutrim.

Tema IV: “Controle social e finaciamento da política socioeducativa”. Facilitadora: Artele Abreu.

10h às 10h20 – Intervalo

10h20 às 11h30 – Oficinas

12h às 14h – Almoço

14h às 17h – Oficinas

Dia 20.03

8h às 11h – Apresentação dos resultados das oficinas e Plenária Final. Coordenação da mesa: Naissandra Mota.

Artigos relacionados:

  1. Campanha em favor das medidas socioeducativas.
  2. Guia Teórico e Prático de Medidas Socioeducativas
  3. FMDCA: seminário vai monitorar resultados de projetos
  4. Reuniões fortalecem Sistema de Garantia de Direitos no interior do Maranhão
  5. Fórum DCA Maranhão realizará plenária no dia 23 de fevereiro
Este post foi publicado emEventos e tags . Bookmark o permalink. Comentar ou deixar um trackback:Trackback URL.

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*

*

* Copy this password:

* Type or paste password here:

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>